7 comidas típicas do litoral baiano: As delícias da culinária nordestina

Postado em: 10/07/2018 | Por:

7 comidas típicas do litoral baiano: As delícias da culinária nordestina

Viajar para a praia sempre tem várias vantagens. Entre se livrar do estresse e poder relaxar até respirar novos ares, há ainda a oportunidade de comer petiscos e pratos que não costumam entrar na rotina. As comidas típicas do litoral baiano são um ótimo atrativo para visitar essa região de cultura tão rica!

Em toda a costa brasileira, é comum encontrar petiscos tradicionais. Milho, amendoim, queijo coalho, batata frita, espetinhos e camarões são só alguns exemplos, além dos variados tipos de peixe. Na Bahia, os visitantes já encontram opções mais diversificadas, que não precisam parar nos petiscos. Os restaurantes da região também fornecem muitas delícias no cardápio.

Separamos uma lista com 7 comidas típicas do litoral baiano para te deixar com água na boca! Descubra um dos motivos passar suas férias nesse pedaço paradisíaco do Brasil!

1. Acarajé

O acarajé é uma das comidas típicas mais famosas da Bahia. É uma espécie de bolinho de feijão com temperos a gosto – normalmente se usa alho, sal, cebola e gengibre – e recheio de camarão. É muito comum nas praias do litoral como petisco e costuma ser fritado em azeite de dendê.

2. Tapioca

A tapioca já virou um prato comum em vários locais do Brasil, mas é bem comum na Bahia. Feita com goma de fécula de mandioca, é uma receita de origem tupi-guarani. Pode ser feita com diferentes tipos de recheio doces e salgados, mas também pode ser comida pura ou com manteiga.

3. Baião de Dois

O Baião de Dois é um prato mais comum em restaurantes, por se tratar de uma refeição mais completa. Embora a receita original venha do Ceará, também é bastante encontrado na Bahia, onde recebe até algumas variações.

Os ingredientes principais são arroz, feijão, carne de sol, queijo coalho e temperos diversos, mas a receita sofre eventuais variações de acordo com a região. O feijão mulatinho é bastante usado na Bahia, mas a receita original leva feijão de corda. Outras carnes também entram na mistura, como bacon e linguiça.

4. Carne de sol com mandioca frita ou queijo coalho

Esse é mais uma delícia bem tradicional no Nordeste. A carne de sol é ingrediente para diversos pratos nordestinos, como o Baião de Dois, mas também é bastante consumida frita. Os acompanhamentos mais comuns são a mandioca e o queijo coalho.

5. Paçoca de carne seca

A carne seca também pode ser usada para fazer essa espécie de farofa típica. Ela é misturada com farinha de mandioca e cebola, sendo um bom acompanhamento para o Baião de Dois.

6. Moqueca

Entre as comidas típicas do litoral baiano, não podem faltar pratos à base de peixe. A moqueca é bem conhecida no país, sendo um caldo feito com azeite de dendê, leite de coco, pimenta, cebola e coentro.

7. Vatapá

O vatapá também faz parte das comidas típicas do litoral baiano, até porque leva na receita um conhecido fruto do mar: o camarão. Outros ingredientes usados são a farinha de rosca, castanha de caju, pimenta, leite de coco e azeite de dendê.

O vatapá também pode ser feito com peixe e até frango. Há várias formas de prepará-lo para o consumo, sendo muito comum como recheio do acarajé.

Ficou com vontade de comer essas delícias? Então está na hora de preparar a sua viagem e aproveitar não só as comidas típicas do litoral baiano, mas as aventuras que essa região paradisíaca proporciona.

Itacaré é das cidades do litoral baiano mais procuradas pelos turistas. Confira dicas de lazer na cidade!