Área de Proteção Ambiental favorece turismo ecológico

Postado em: 07/07/2017 | Por:

Área de Proteção Ambiental favorece turismo ecológico

Você já sabe que Itacaré é uma cidade cheia de encantos e paisagens paradisíacas, certo? Esse cenário é um dos grandes responsáveis pela atratividade do turismo local, mas só é possível porque a cidade faz parte de uma APA – Área de Proteção Ambiental. Ao promover a preservação da natureza, essa unidade de conservação ajuda a manter as paisagens que os visitantes tanto aproveitam e, assim, favorece o desenvolvimento de um turismo sustentável. Vamos conhecer mais sobre a APA de Itacaré?

Os objetivos da APA

A Área de Proteção Ambiental Itacaré Serra Grande tem como principal objetivo proteger as paisagens e beleza cênica presente na região de forma geral, conciliando com as atividades do turismo ecológico. Isso inclui a fauna, flora e toda a hidrologia abundante do lugar. Além das belas praias, Itacaré conta com várias nascentes, rios, riachos e cachoeiras que favorecem a vida animal e vegetal da mata ciliar.

Muitos desses ambientes podem ser visitados e estimulam o desenvolvimento regional, já que o turismo é uma das principais fontes econômicas da cidade. As leis da APA, no entanto, incentivam o uso equilibrado dos recursos naturais, prezando pela preservação das espécies.

A APA protege uma ampla região no norte da Costa do Cacau, entre os municípios de Itacaré e Uruçuca. São 28 km de costa litorânea que abrangem também estruturas próprias para o turismo ecológico.

O turismo na extensão da APA

Itacaré tem forte apelo turístico e muito se deve à APA. Como a ideia é conciliar a preservação com um turismo sustentável, os visitantes encontram facilidades para aproveitar o cenário, como hospedarias, guias turísticos e empresas de esportes radicais. É possível também alugar barcos e lanchas para explorar as ilhas da região e até participar de pescarias controladas.

A alta temporada no verão favorece o fluxo nas praias e piscinas naturais, além do turismo de aventura nos rios e trilhas da mata. Mas o inverno também tem a sua atratividade: é a época ideal para a observação das baleias jubartes, que visitam a costa para procriar.

Para ajudar na preservação, os turistas devem evitar deixar lixo nas áreas naturais, como trilhas e praias, evitar barulhos de noite e respeitar a cultura local. Eles podem contribuir também ao denunciar a pesca predatória e divulgando a importância da conservação da APA.

Itacaré Paradise, o seu imóvel no paraíso ecológico

No território da APA, há vários hotéis, pousadas e resorts, mas alguns locais se destacam pela facilidade de acesso às melhores praias. É o caso do condomínio Villas São José, localizado na restrita praia de São José – destaque para suas piscinas naturais. E sabe o que é melhor? Você pode adquirir um imóvel nesse lugar por um investimento reduzido e economizar na hospedagem.

O Itacaré Paradise é um empreendimento desenvolvido no sistema fractional, ideal para aproveitar o imóvel nas férias. As escrituras das casas do complexo são divididas em frações disponíveis para compra separadamente, garantindo o acesso por tempo de uso. Com essa divisão do valor total, você consegue investir com mais facilidade e economia no seu imóvel no litoral.

Conheça mais sobre o Itacaré Paradise e invista nas suas férias com qualidade. Informações no site: www.itacareparadise.com.br.