Cacau e Bahia: uma relação deliciosa

Postado em: 15/02/2017 | Por:

Cacau e Bahia: uma relação deliciosa

Quem consegue resistir a um bom chocolate? O cacau é a matéria-prima principal dessa delícia e tem uma história de longa data com a Bahia. O estado é um dos principais focos de plantação da árvore no Brasil, sendo responsável por 95% da produção nacional.

E não para por aí: nosso país fica na quinta posição mundial de produção. Na frente, todos são países da África. São eles Costa do Marfim, Gana, Camarões e Nigéria, que arrematam juntos 65% de todo o cacau do planeta.

Apesar de estar presente nas tradições e culturas indígenas pré-colombianas, o cultivo no Brasil demorou um pouco para engrenar. Só em 1679 que os fazendeiros puderam começar a investir no plantio, com a permissão cedida pela Carta Régia.

A primeira cidade brasileira a introduzir a produção de cacau foi Canavieiras na Bahia. Aos poucos, a criação foi se expandindo e hoje pode ser encontrada em Ilhéus, Santa Luzia e Itacaré. Juntas, essas cidades formam a região conhecida como Costa do Cacau.

Já sabe de onde veio o nome, não é? São cidades muito conhecidas por suas belas praias paradisíacas e paisagens litorâneas. O cacau é uma das principais fontes de renda da região, que recebe um reforço pelo turismo costeiro.

O chocolate de Itacaré

E por falar em turismo, as férias nesse pedaço do litoral baiano podem ser aproveitadas também para conhecer de perto o processo de produção do chocolate. Em Itacaré, as principais fazendas produtoras de cacau abrem as portas para visitantes com pacotes que englobam banquetes formidáveis.

A Fazenda Santa Ana, por exemplo, responsável pelo chocolate Morbeck e muitos outros produtos derivados do cacau, oferece café da manhã e almoço. Claro que é possível também se deliciar com as guloseimas produzidas ali. A programação inclui um passeio com informações sobre o processo de cultivo, adubo, colheita etc. Vale ressaltar que os chocolates Marbeck são premiados internacionalmente.

Invista em Itacaré e fique próximo das melhores regiões do cacau

Já está com água na boca? E se você pudesse aproveitar suas férias para fazer esse tour e ainda se refrescar nas belas praias de Itacaré? A Eko Construtora está por trás de um projeto imobiliário inovador para o investimento turístico. O Itacaré Paradise é um empreendimento diferenciado que funciona no sistema fractional, em sociedade com outros investidores.

A vantagem é que você adquire seu imóvel para passar as férias no litoral sem sequer investir um valor alto. Assim, você não precisa se preocupar em achar hotel e não irá mais gastar com estadia. Genial, não é?

A melhor parte é que as casas ficam em um condomínio fechado de alto padrão com segurança 24 horas e uma praia de acesso praticamente restrito a condôminos. Ótimo para quem quer tranquilidade! E uma curiosidade: a área também já foi uma fazenda de cacau, contribuindo para a preservação natural da mata nativa.

Aproveite essa nova forma de investimento. Entre em contato, planeje sua visita e conheça mais sobre o Itacaré Paradise. Mais informações no site: www.itacareparadise.com.br