Compra fracionada de casas na praia facilita acesso ao luxo

Postado em: 22/11/2017 | Por:

Compra fracionada de casas na praia facilita acesso ao luxo

Investir em uma casa de praia luxuosa pode ser bem pesado no orçamento, mas uma nova tendência no mercado está tornando o acesso muito mais viável. Trata-se da compra fracionada de casas na praia.

Além de baratear os custos para propriedades de luxo, a compra fracionada traz muitas outras vantagens. Desde uma variedade de opções de lazer a viagens inesquecíveis, o proprietário consegue viver experiências únicas.

Trata-se de um modelo muito comum nos Estados Unidos e Europa que começou a ganhar espaço no Brasil. Ficou curioso como funciona esse tipo de investimento? Nós explicamos a seguir como você pode aproveitar a tendência!

O conceito da compra fracionada

A compra fracionada nada mais é do que um investimento compartilhado. É como se você tivesse sócios para investir em uma propriedade, que pode ser uma casa na praia de alto padrão ou outros tipos de bens, como lanchas, aeronaves e carros de luxo.

A aquisição é feita por cotas ou frações – daí a denominação “compra fracionada”, que também pode ser chamada de sistema fractional – ou seja, a posse da propriedade é dividida em partes iguais para serem compradas individualmente. O investidor pode adquirir uma ou mais frações, garantindo maior usufruto.

É uma forma de investimento que amplia o acesso a itens de luxo que só determinados nichos poderiam adquirir. Ao dividir os custos entre vários investidores, cada um consegue aplicar uma quantidade reduzida, conseguindo aproveitar uma casa na praia luxuosa durante as férias, por exemplo.

O usufruto é estabelecido justamente de acordo com a quantidade de frações. Cada cota vem com o direito de uso por período. Normalmente, a divisão é feita por mês, disponibilizando doze cotas, mas depende das condições do contrato.

O período de utilização pode ser agendado com antecedência ou ser estipulado por vias contratuais. Nesse sentido, vale alguns cuidados para fazer uma boa utilização, bem como para investir adequadamente.

Cuidados importantes no investimento

Como todo investimento, a compra compartilhada vale os cuidados para os detalhes. Fique atento às cláusulas do contrato e informe-se bem para tirar todas as dúvidas antes de investir. É preciso estar de acordo com todas as condições para utilizar a sua casa de praia com tranquilidade.

Um dos detalhes mais importantes é referente ao uso da propriedade. Como funciona o agendamento para usufruto? Quais são as regras para garantir o período das suas férias e quando deve ser feito o agendamento? Quais são os benefícios encontrados durante a estadia?

Mais uma análise importante é se o local escolhido está de acordo com as suas pretensões. Não adianta investir só pelo luxo; a compra fracionada facilita sim esse acesso, mas o luxo tem muito mais a ver com estilo de vida do que com a posse de um imóvel. Escolha o local com atenção – uma dica é priorizar cidades paradisíacas.

Vantagens das casas compartilhadas para as férias

As vantagens das casas compartilhadas não se limitam ao barateamento de custos e acesso ao luxo. Além de vários serviços de qualidade disponíveis, o proprietário e não tem a preocupação com manutenção e ainda pode até viajar pelo mundo.

As casas normalmente já vêm com a mobília e, mais do que isso, a própria administradora fica responsável pela manutenção. Isso inclui obras, reformas e o controle de contas mensais, como IPTU e água.

Sobre a questão das viagens, o investidor não precisa necessariamente utilizar sua cota para o imóvel em questão: é possível trocar pontos para aproveitar as férias em outras casas compartilhadas pelo mundo, de acordo com a disponibilidade. É como um intercâmbio turístico entre investidores.

Quer ter uma maior noção dos benefícios das casas compartilhadas? Baixe o nosso infográfico comparativo “Sistema Fractional X Aquisição convencional de imóveis” e veja as principais vantagens desse modelo de investimento!