Coworking – Conheça o compartilhamento de escritórios de trabalho

Postado em: 08/10/2013 | Por:

Coworking – Conheça o compartilhamento de escritórios de trabalho

O termo “compartilhamento” é cada vez mais constante nos dias atuais; as redes estão ai para comprovar que definitivamente vivemos a era do compartilhamento, sejam fotos, vídeos, pensamentos, citações e muito mais.
Já falamos aqui sobre a cultura Mesh, uma forma inovadora de se oferecer serviços e produtos e claro, de forma compartilhada, que vêm se espalhando mundo a fora.

Hoje falaremos sobre Coworking, o compartilhamento de escritórios, que já está presente hoje em grandes cidades do Brasil.

Foi se o tempo em que os grandes centros comerciais eram ocupados por grandes empresas e multinacionais, hoje, com a implementação do Coworking, pequenas empresas de estrutura compacta e autônomos que querem fugir do home-office, buscam cada vez mais este método de compartilhamento que cresce cada vez mais.

O Coworking surgiu na região do Vale do Sílicio, nos EUA, região tradicional por concentrar grande partes das indústrias de tecnologia. Três empresários abriram as portas de seus apartamentos para aqueles que precisavam de um local pra trabalhar e assim surgia o primeiro escritório compartilhado.

O funcionamento é simples, os coworkers (termo adotado para os que usam os escritórios compartilhados) podem optar por planos que variam de acordo com a necessidade de horas mas também podem contratar o serviço mensal.
Os espaços oferecem toda a estrutura corporativa necessária: Internet Wi-Fi, copa, serviços de impressão, sala de reunião e todo o mobiliário. A principal vantagem dos escritórios compartilhados é que novas empresas e autônomos não precisam se preocupar com o alto investimento inicial de se montar um escritório novo.

Outra grande vantagem é o networking; todos sabemos a importância do bom relacionamento com pessoas de diversos ou do mesmo setor de atuação para que os negócios possam crescer e compartilhar um espaço com outras empresas e autônomos pode gerar um bom negócio, além é claro, da clara economia em dividir os altos gastos para manter um escritório próprio.

Se interessou? Separamos para você as principais empresas de Coworking no mercado nacional.

CWK Working – Belo Horizonte/MG;
Ponto de Contato – São Paulo/SP;
Aldeia Coworking – Curitiba/PR;
Bees Office – Rio de Janeiro/RJ;
Club Work – São Paulo/SP;
The Hub – São Paulo/SP;
2Work – Campinas/SP;
Nós – Porto Alegre/RS.