Segurança na prática de canoagem: Fique atento aos cuidados da modalidade

Postado em: 30/08/2018 | Por:

Segurança na prática de canoagem: Fique atento aos cuidados da modalidade

Seja você experiente ou iniciante na arte da canoagem, deve saber que precisa sempre ficar atento aos cuidados do esporte. A segurança na prática de canoagem é importante para evitar imprevistos e riscos de perigo.

A modalidade pode ser praticada em três diferentes embarcações: a canoa, o caiaque ou o wave ski. Na canoa, o esportista utiliza remo de uma pá e fica sentado ou ajoelhado, enquanto no caiaque ele pode ficar sentado e utiliza remo de duas pás. Já o wave ski se assemelha a uma prancha de surfe, com remo de duas pás.

A prática de canoagem pode ser realizada para lazer, para competição ou simplesmente para criar um contato com a natureza. Ela pode ser executada tanto em rios e lagoas como no próprio mar e está entre as modalidades das Olimpíadas.

Agora que já falamos um pouco sobre o esporte, vamos conhecer como garantir a segurança na prática de canoagem?

Dicas de segurança

Todo esporte tem os seus riscos e o remo em rios e mares com certeza também traz perigos.  O praticante pode sofrer afogamento, fraturas, escoriações, queimaduras do sol e até hipotermia. Por isso, a atividade da canoagem precisa respeitar as normas e os cuidados para evitar acidentes.

Entre as seguranças básicas, deve-se providenciar e utilizar os acessórios indicados à modalidade, tais como coletes (classe II e III), capacetes e remos específicos. Eles devem estar sempre em boas condições de uso e preservação.

O esportista jamais deve aderir sozinho à prática de canoagem, pois uma ajuda instantânea será bastante eficaz em qualquer situação imprevista. O ideal é contar com a ajuda de um instrutor experiente.

Além disso, o tempo deve estar favorável ao esporte, pois a correnteza fica mais perigosa diante de chuvas e tempestades. Assim, atentar-se à época do ano e à meteorologia se torna uma boa precaução.

Outra dica é saber por onde irá navegar. Cada circuito possui um nível diferente de dificuldade e, por isso, nem todos são indicados para iniciantes. Ter noção da rota a se seguir também ajuda a conhecer as saídas de emergência se houver necessidade.

Quem pratica canoagem no mar deve ficar ainda mais atento. Esse tipo de canoagem é o mais arriscado, então o canoísta precisa ser mais cuidadoso. A indicação é manter-se afastado de embarcações motorizadas e de áreas com banhistas. Essa atitude evitar choques e batidas.

Por fim, conte com empresas legalizadas na hora de escolher o seu prestador. Elas representam a garantia dos melhores serviços e de instrutores realmente experientes no esporte.

A segurança na prática de canoagem é essencial para momentos de lazer e diversão com menores riscos. Se você procura um lugar interessante para o esporte, o litoral da Bahia traz diversas opções. Em Itacaré, a junção de rios e mar representa um ambiente muito interessante para esse e outros esportes.

Que tal conhecer as opções de lazer de Itacaré?