Bens compartilhados: Por que a tendência cresce no Brasil

Postado em: 17/07/2018 | Por:

Bens compartilhados: Por que a tendência cresce no Brasil

O setor de imóveis é um mercado com amplas possibilidades de investimento e um modelo que ganha cada vez mais espaço é o sistema fractional, que permite a aquisição de frações de imóveis de luxo para as férias. Ele faz parte de uma tendência maior no mercado: o investimento em bens compartilhados.

Embora as casas de veraneio sejam um dos destaques dessa tendência, outros itens especiais também podem ser adquiridos em sistemas de cotas, como lanchas, helicópteros e até carros de luxo.

Vários são os motivos que atraem investidores para esse tipo de negócio. Para que você entenda por que a demanda vem crescendo nos últimos anos, separamos uma lista com os principais motivos para o investimento em bens compartilhados.

Luxo com economia

Nenhum motivo se mostra mais forte do que ter acesso a itens de luxo com economia. Se antes poucos poderiam aproveitar o prazer que esses bens proporcionam, o investimento compartilhado permite que mais pessoas consigam adquiri-los sem ter que dispor de uma quantia tão elevada.

Experiências inesquecíveis

Quem investe em bens compartilhados consegue vivenciar experiências únicas que poderiam parecer fora de alcance em outro momento. Os momentos de lazer podem incluir diversas aventuras, de acordo com o bem em questão. As experiências incluem desde viagens a esportes radicais.

Usufruto na medida ideal

Convenhamos: a correria do dia a dia impede que possamos aproveitar os nossos bens o tempo todo. Por isso, muitas vezes eles ficam encostados e são utilizados com pouca frequência. A falta de uso pode ser um problema, já que pode acarretar em defeitos e necessidades de manutenção.

Quem se vê nessa situação pode encontrar nos bens compartilhados uma forma de evitar dor de cabeça, ao mesmo tempo em que os utiliza no tempo adequado ao seu perfil. O período de usufruto pode ser agendado de acordo com as especificações do contrato.

Divisão nos custos de manutenção

E se a manutenção frequente for um problema, os custos se tornam bem menores se levar em conta que eles também são divididos entre os demais proprietários. Uma vez que o investidor só é dono de uma parte dos bens compartilhados, as responsabilidades também estão divididas.

Além disso, as preocupações também somem ao levar em conta que existe uma administradora gerenciando todas as questões. O investidor não só economiza dinheiro, mas também economiza tempo, podendo aproveitar seu bem ter que correr atrás das eventuais necessidades de manutenção.

Serviços disponíveis

A manutenção é só um dos serviços inclusos no investimento em bens compartilhados. O investidor conta com uma série de vantagens acopladas à aquisição das frações, levando em conta o produto em questão.

Casas compartilhadas, por exemplo, disponibilizam serviços de concierge, limpeza, trocas periódicas de enxovais e mobílias etc. Os tipos de serviços disponíveis podem ser consultados na hora de escolher o seu investimento.

Sistema de pontos

Por fim, o investidor tem mais uma vantagem clara na aquisição dos bens compartilhados. A maioria desses investimentos disponibiliza um sistema de pontos que podem ser acumulados para trocar por mais serviços exclusivos ou até por outros tipos de usufruto.

É possível, por exemplo, trocar o período de uso do seu bem pelo item de outros investidores participantes, desde propriedades da mesma categoria até outros tipos.  Novamente, esse sistema depende do item escolhido. Algumas casas compartilhadas permitem o usufruto em imóveis de vários lugares do mundo, garantindo maior flexibilidade para as férias!

Com tantas vantagens, a escolha dos investidores por bens compartilhados fica muito bem explicada. Desde a economia até a flexibilidade de uso, eles se tornam muito mais interessantes do que os itens individuais com preços exorbitantes.

Ficou interessado em saber mais? Conheça as vantagens de uma casa compartilhada com o Itacaré Paradise, empreendimento localizado em um dos melhores destinos turísticos do Brasil!